Desvendando os mistérios da ilusão de ótica
Ótica Indaiá • 13 de agosto de 2021
Ilusão de ótica é o fenômeno que algumas imagens causam ao confundir nossa visão. Assim, elas geram curiosidade, enganam nossos olhos e, algumas, até parecem terem saído de algum truque de mágica.
Desde linhas estáticas que dão a impressão de se moverem, até desenhos ocultos em outros, há vários tipos. Por isso, a seguir, entenda melhor esse fenômeno.
Como acontece a ilusão de ótica

A maioria das pessoas já foram enganadas por alguma ilusão de ótica. Aliás, o conhecido filósofo grego Aristóteles mencionou que nossa mente pode ser facilmente manipulada pelo que vê.
Em seu discurso, o filósofo usou como exemplo a experiência que teve quando olhava para uma cachoeira por algum tempo. E, em seguida, deslocava o olhar para rochas estáticas.
Assim, ele pôde perceber que as rochas pareciam se mover na direção oposta ao fluxo de água. Mas, era apenas uma ilusão.
Fenômeno
Oftalmologistas explicam que este é um fenômeno comum entre as pessoas. Ou seja, a ilusão de ótica não é um sinal de doença nem comprova que a visão esteja boa ou não.
Cientistas têm estudado o fenômeno desde o século 19. Então, o que já descobriram é que as ilusões são causadas quando a luz atinge a retina e viaja através do nervo óptico. Afinal, é nele que a imagem é interpretada pelo cérebro.
Isso comprova a tese de que nosso sistema visual é limitado e não consegue interpretar de forma precisa tudo o que nossos olhos processam. Assim, quando o cérebro analisa algo de forma errada ou imprecisa, coisa que raramente acontece, temos uma ilusão.
Tipos de ilusão de ótica
Dependendo da forma como mexe com nossa percepção, a ilusão de ótica pode ter uma classificação. Assim, são elas:
● Literal;
● Cognitiva;
● Fisiológica.
Portanto, a seguir conheça mais sobre cada uma delas e quais suas diferenças.
Ilusão de ótica literal
Um tipo bastante comum de ilusão de ótica surge quando o desenho de duas imagens cria a impressão de que existe um terceiro elemento na imagem.
Um exemplo deste tipo de ilusão é “The sun set sales” (O sol se põe às velas) de Rob Gonsalves. Na imagem, o que parece ser uma ponte é, na verdade, o encontro entre os barcos e o céu com as nuvens.
Cognitiva
Utiliza o nosso conhecimento sobre o mundo para causar a ilusão distorcendo formas e alterando nossas percepções. Aliás, são quatro tipos principais, que veremos a seguir.
Geométrica-óptica
Apresenta imagens distorcidas no que se refere ao comprimento, à curvatura, ao formato e ao tamanho. Assim, a criação de Richard Gregory, que tem como título “Café Wall” (Parede de Café), torna-se um exemplo.
Na referida imagem, há a impressão de haver uma inclinação na imagem, dada pelo contraste das cores.
Ambígua
São imagens que oferecem mais de uma percepção dependendo de como se olha. Então, um bom exemplo é a "Rubin 's Vase” (Vaso de Rubin), criada por Edgar Rubin.
Na imagem de Rubin é possível vermos um belo vaso. Mas, também vê-se duas faces humanas se olhando.
Paradoxal
Neste tipo de ilusão de ótica encontramos imagens mais intrigantes, visto que são criadas para representar objetos paradoxais ou impossíveis.
Sendo assim, “Waterfall” (Cachoeira) de M.C. Escher torna-se um bom exemplo. Na qual, vemos uma cachoeira que segue um curso d’água até chegar em seu topo novamente.
Ficcional
Produzem um efeito de alucinação, já que permitem ver algum elemento na imagem que, na verdade, não existe.
Ilusão de ótica fisiológica
Este tipo de ilusão de ótica causa um desequilíbrio fisiológico no nosso cérebro por meio de uma estimulação excessiva em forma de luz, brilho, cor, movimento ou inclinação.
Como exemplo, temos a “Grid Illusion” (Ilusão da Grelha) de Hermann. No qual, o contraste dos quadrados pretos com as linhas brancas das grades causa a ilusão de haver pontos cinzas nas interseções.
Para conferir as imagens citadas de exemplo clique aqui.
A magia da ilusão de ótica
Como você pôde ver, existem uma série de fatores que contribuem para que nosso cérebro tenha este engano. Por exemplo:
● Dificuldades para comparar ângulos e distâncias;
● Comprimento;
● Iluminação;
● Perspectivas;
● Sombras.
Tal engano ocorre em raras situações e, quando acontecem, temos uma ilusão de ótica. Ainda assim, esse tipo de imagem desperta o fascínio e a curiosidade de quem as vê.