Entenda o que é miopia
Ótica Indaiá • 15 de junho de 2021
A miopia é uma das doenças oculares mais comuns, mas muitas pessoas não sabem o que é o problema e como ele pode surgir.
São os oftalmologistas que avaliam esta condição. Portanto, entenda um pouco sobre como ela surge e os métodos mais comuns de tratamento. Aliás, caso tenha algum sintoma procure um profissional.
Entenda o que é a miopia
A miopia é um erro dos nossos olhos, em que as imagens têm o foco indevido. Assim, os objetos são vistos à frente da retina o que dificulta vê-los à distância. Assim, quem possui a doença tende a enxergá-los de forma turva quando estão longe.
O problema ocasiona uma dispersão na transmissão da imagem para o cérebro. Então, a percepção que temos na cabeça não corresponde ao fato real, especialmente sobre itens a distância.
Para determinar a presença ou não de sua presença na visão deve-se fazer o teste de Snellen. Ele consiste em uma tabela que verifica o nível de leitura de longe das pessoas e aplica-se o procedimento por um profissional para ter um resultado preciso.
Sintomas da miopia
O principal sintoma da miopia é ter dificuldade para enxergar objetos que estão longe. Para se adaptar a isso, algumas pessoas começam a ter o hábito de semicerrar os olhos, mas não se recomenda essa prática, já que força suas vistas.
Ela pode se manifestar ainda na infância, mas tende a piorar com a idade. Para corrigi-la deve-se usar óculos ou lentes que acompanhem o grau da dificuldade.
Outros sintomas apresentados são:
● Fadiga ocular;
● Dores de cabeça;
● Hábito de semicerrar os olhos.
O problema pode ser ocasionado por diversos fatores. Portanto, a seguir veja alguns dos principais.
Causas da miopia
A miopia também acontece pelo fator genético. Sabe-se que pessoas com o histórico familiar apresentam uma chance maior de desenvolvê-la. Ela afeta de forma igual homens e mulheres, não tendo diferença de predisposição relacionada ao gênero.
Alteração da curvatura
Em alguns casos a curvatura da córnea pode se alterar ao longo do tempo. Assim, isso faz com que se torne mais turva do que o normal, gerando o problema para enxergar.
Axial
Uma causa que gera miopia com grau elevado é quando o comprimento do olho é maior que o óptico. Então, nessas situações a doença tende a evoluir ao longo da vida, tornando o quadro pior.
Índice
Quando a doença aparece depois dos 60 anos, costuma estar associada com cataratas nucleares.
Testes para detectar a doença
Para identificar o problema na visão alguns testes podem ser executados. Aliás, entre eles os mais comuns são:
● Exame na lâmpada de fenda;
● Movimento dos olhos;
● Refração - para determinar o grau correto do erro refrativo;
● Acuidade visual à distância (Snellen);
● Exame de retina, mácula e disco ótico;
● Medida da pressão ocular;
● Visão das cores.
Todos devem ser realizados por um profissional habilitado da área. Já que os resultados dependem muito da técnica oftalmológica.
Como tratar miopia
A miopia pode ser tratada com óculos e lentes. Assim, garante que cada paciente receba o tratamento mais adequado à sua realidade.
É perfeitamente possível conviver com a doença ao longo da vida toda e não ter problemas maiores. Mas para isso, visitar um especialista uma vez ao ano é crucial. E você já marcou sua consulta esse ano?