Veja quais são os grandes perigos de coçar os olhos.

A maioria das mulheres não conhecem bem os perigos de coçar os olhos. Na verdade, muitas até ignoram os efeitos negativos que essa prática pode causar. Então, entenda mais sobre como isso é capaz de afetar a sua saúde ocular.
Entenda o motivo dos olhos coçarem
Essa é uma consequência de uma série de fatores externos e internos. No entanto, as principais causas são:
● Cansaço;
● Estresse;
● Reação alérgica a cosméticos ou lentes de contato;
● Poeira;
● Doenças oculares.
Perigos de coçar os olhos
Há muitos motivos que podem ocasionar a coceira nos olhos. Aliás, alguns não oferecem perigo, mas, outros sim, como as doenças oculares. Portanto, confira algumas patologias e situações de risco que coçar o olho com muita frequência gera.
● Ceratocone;
● Conjuntivite;
● Deslocamento de retina;
● Aumento da pressão ocular.
1 - Ceratocone
Nessa condição, a córnea vai se projetar para frente o que gera um relevo no formato de cone. Assim, é um dos perigos de coçar os olhos e dentre os sintomas tem-se visão dupla. Nos seus estágios mais avançados, a mulher pode perder sua capacidade visual.
2 - Conjuntivite é um dos perigos de coçar os olhos
Ela se caracteriza pela irritação da conjuntiva, a região branca que recobre todo o olho. Portanto, os sintomas são vermelhidão, pálpebras inchadas, irritação e dor. Sem falar que essa condição costuma impedir as pessoas de sair de casa, por ser contagiosa.
3 - Deslocamento de retina
Aqui, a retina se desprende da região interna do globo ocular. Além disso, essa é uma situação de urgência que, em casos graves, causa a perda da visão. Portanto, ela requer muita atenção e cuidados especiais.
4 - Aumento da pressão ocular, um dos perigos de coçar os olhos
Quando você realiza muito esse movimento de coçar, a pressão do olho é capaz de subir até 20 vezes. Assim, isso afeta bastante a saúde desse órgão, já que ele fica vulnerável nessa condição.
Evite coçar os seus olhos de forma constante
Já deu para perceber que essa simples prática é capaz de causar situações bem desagradáveis. Mas, existem algumas dicas que te ajudam a evitar os perigos de coçar os olhos. Então, são elas:
- Não tenha medo de piscar;
- Os cílios precisam se manter limpos sempre;
- Use compressas de água fria;
- Respeite a sua visão e dê a ela o descanso necessário.
1 - Pisque bastante para combater os perigos de coçar os olhos
Essa ação é muito importante na hora de lubrificar a região ocular. Assim, combate-se os problemas com ressecamento de forma mais eficaz. Afinal, uma das consequências diretas disso é a redução de coceira.
2 - Os cílios precisam se manter limpos sempre
Muitas pessoas não prestam atenção nisso, mas lavar os cílios no banho é essencial. Dessa forma, se houver alguma partícula ou corpo estranho, ele sai sem prejudicar seu olho. Portanto, essa é uma prática muito importante para manter a saúde ocular.
3 - Compressa de água fria contra os perigos de coçar os olhos
A dica é usar uma toalha de rosto limpa com água fria em cima dos olhos. Então, no caso de coceiras, 20 minutos é o bastante para aliviar a situação. Além disso, essa técnica é ótima quando se usa maquiagem com frequência.
4 - Respeite a sua visão e dê a ela o descanso necessário
A coceira constante é causada também quando se está com a vista cansada. Portanto, é muito importante respeitar os limites do seu olho e evitar passar horas em frente às telas. Dessa forma, o correto é dar intervalos para que a lubrificação do local não sofra alterações.
Cuide da saúde dos seus olhos
Não existe nenhuma regra que impeça o uso de lentes, maquiagens, entre outros acessórios. Porém, é essencial ter noção de que algumas ferramentas podem causar danos quando não se tem cuidado.
Busque a ajuda de um médico
Por fim, tenha sempre o contato de um profissional oftalmologista para fazer consultas periódicas. Assim, não é necessário abrir mão de nada, ao mesmo tempo em que se combate os perigos de coçar os olhos.