Você conhece a história do óculos de sol?

Conheça a história do óculos de sol, usado há mais de mil anos para a proteção dos olhos. Assim, veja como ele é essencial para o combate dos raios UVA e UVB e um ótimo acessório que acompanha a moda. Então, confira o caminho dele até os dias de hoje.
Criado apenas para proteger
Os primeiros modelos foram feitos por esquimós para a proteção dos raios UVA. Dessa forma, eles refletiam no chão de gelo e causavam cegueira em quem vivia ali. Além disso, os acessórios eram feitos de marfim, apenas para segurança.
Também existem registros desse modelo de óculos na Roma Antiga. Ainda, eles eram usados por imperadores para assistir as lutas em estádios. No entanto, o modelo já tinha vidros coloridos para proteger os olhos.
A história do óculos de sol pelas décadas
Depois de passar pela Alemanha, os franceses melhoraram o acessório. Nos EUA, eles começaram a se tornar tendência de moda em 1937, com o modelo Aviador. Então, a partir daí virou febre entre militares que adotaram o estilo.
Já na década de 50, foi a vez de serem acessórios vintage, por grandes ícones do cinema.
Grace Kelly e Audrey Hepburn ditaram o seu uso durante anos, com o modelo quadrado e gatinho. Portanto, esse é um dos grandes marcos da história do óculos de sol.
Anos 80 e virada do milênio
Esse acessório já era famoso na época. Dessa forma, o óculos de sol acompanhou a moda nos anos seguintes. Ele teve sua versão hippie nos anos 70, e quadrada com muitas cores e armações, nos anos 80.
O cantor John Lennon era muito conhecido por seus óculos redondos, que também eram sucesso. Além disso, indo na mesma linha, Elton John até hoje é conhecido por suas diversas versões do acessório.
Acessórios que mudaram muito ao longo do tempo
Nos anos 90 e 2000, foi a vez dos modelos mais discretos e escuros reinarem. Assim, com o sucesso do filme Matrix, que tinha os óculos como acessório do ator Keanu Reeves, isso só aumentou. Ainda, as modelos de passarela também foram influência na época.
Fizeram história as versões mais futuristas, com lentes coloridas. Tudo por causa de pessoas como Paris Hilton, as armações cravejadas tiveram seu momento por alguns anos.
Dentro desse cenário, as mais usadas eram rosa, vermelho e azul.
A moda e sua relação com os dias atuais
Hoje em dia, são as blogueiras e digital influencers que ditam o que é moda. No entanto, o acessório continua sendo adotado por cantoras, atrizes e famosas, cada uma com seu estilo.
Agora, isso não quer dizer que ainda não existam tendências. Os clássicos aparecem de cara nova no verão, como por exemplo o estilo aviador e gatinho. Além disso, o modelo meia-lua também promete ser um grande sucesso por muitos anos.
Quando se trata de moda, o mais usado pelas blogueiras é o acessório quadrado com lentes escuras. Também, existem outras versões que ganharam destaque no mercado:
● Maxi, com lentes maiores;
● Modelo gatinho, mas espelhado;
● Vintage.
Novas influências sobre a história do óculos de sol são a família Kardashian e modelos como Miranda Kerr. Dessa forma, elas acabaram lançando suas próprias linhas, que fazem muito sucesso. Já no Brasil, um grande exemplo é a cantora Simaria.
A história do óculos de sol
Sem nunca sair de moda ou ser considerado brega, o óculos de sol nunca perdeu seu espaço. Afinal, ele combina com todos os estilos, pois sempre tem um modelo ideal para cada pessoa. As tendências mudam, mas os clássicos estão sempre em alta.
Seja grande ou pequeno, colorido ou discreto, ele não perde o poder e influência. Por fim, os anos se passam, mas o uso desse acessório e sua fama no mundo da moda parece ser eterno.